Gestão Estratégica: encarando a crise!
E agora? A cortina baixou, a empresa enxugou, os clientes escassearam, os fornecedores estão impacientes, as despesas operacionais continuam, as dívidas acumulam.
E agora? O planejamento falhou, a realidade atual não estava prevista, não temos provisão para continuarmos parados por tanto tempo, corremos o risco de descontinuidade.
E agora? O desespero toma conta, não sabemos o que fazer, vemos o futuro sombrio, o pessimismo toma conta, olhamos para baixo, enxergamos o fundo do poço.
E agora? Vamos nos dar por vencidos? Deixar o guerreiro que havia em nós ir embora? Abandonar os nossos sonhos e esperanças? Darmos ouvidos aos derrotistas que juram ser realistas?
Ei, olhemos para o alto! Lá há luz, lá há esperança!
Não, não vamos deixar o guerreiro ir embora, vamos lutar, encontrar alternativas. Se toda a crise encerra uma oportunidade, vamos encontrar a nossa.
A falta de fé, o desânimo e o marasmo não nos levarão a nada. Só nos afundarão.
Sim, podemos ser diferentes e muito melhores do que somos hoje. Podemos decidir o nosso futuro. Onde há vida, há esperança. Podemos vencer. Em cada um de nós habita um herói, mesmo que não reconheçamos. Está na hora de acreditarmos e seguirmos em frente. Não mais recaindo nos erros do passado, mas colhendo o aprendizado para acertar e termos um futuro de prosperidade e sucesso.
Está na hora de repensar, de planejar o futuro, não da mesma forma como fazíamos. Chega de amadorismo, de ignorar as mudanças externas que inevitavelmente irão nos afetar, de planejar e deixar tudo ao acaso, de ouvir desculpas quando já não há mais tempo de corrigir, de não envolvermos os nossos colaboradores, deixando-os apáticos, como se não fizessem parte da solução e membros de um time que precisa de todos e do seu entusiasmo para ser campeão.
Não há tempo a perder. A busca da solução precisa iniciar agora. É preciso um novo olhar para traçar o futuro, de planejar o que fazer, como executar, acompanhar e o aprendizado para realimentar o planejamento.
Como Fênix, a ave mitológica, que ressurge das cinzas, podemos ressurgir de cada crise trazendo o aprendizado adquirido e entrarmos num novo ciclo, com mais força e vigor para atingirmos os nossos propósitos. E assim será!
Lúcia Arlete Machado Nunes
Consultora Organizacional e Comportamental, CEO da DRAGON Consultoria Organizacional Ltda. Administradora de Empresas, mestre em Psicologia Organizacional, Coach e Consteladora Sistêmica.