O Perdão

Quarta, 21 Junho 2017

Você está carregando o pesado fardo de mágoas, ressentimentos e culpas? Se carrega, tem consciência do poder corrosivo que isso implica na sua vida, saúde e relacionamentos?

Se a sua resposta foi afirmativa, saiba, há um poderoso antídoto para esse veneno, o perdão!

A nossa passagem por esta vida está repleta de desafios que precisamos superar. As pessoas que atraímos, de alguma forma, fazem parte do nosso processo evolutivo e nos levam às experiências que precisamos vivenciar para o nosso aprendizado. Erramos até aprendermos a lição e, muitas vezes, consciente ou inconscientemente, magoamos as outras pessoas ou somos magoados, o que pode resultar em emoções corrosivas como ressentimentos, raivas ou culpas, que refletem na nossa saúde e relacionamentos enquanto não nos libertarmos delas. O antídoto é o perdão.  

Precisamos perdoar as pessoas que, consciente ou inconscientemente, nos magoaram para que possamos cortar as amarras que nos prendem a elas para nos libertarmos e seguirmos em frente. Perdoar é muito mais importante para nós do que para o outro. Perdoá-las não significa que precisamos fazê-lo pessoalmente, reatar ou restabelecer laços, mas sim resignificar esse fato na nossa vida para nos curarmos.

Talvez quem nos magoou já tenha conseguido se redimir da culpa e esteja levando a sua vida e relacionamentos para a frente, o que pode ser ou não relevante para nós. O que precisamos é nos conscientizarmos de que, enquanto não perdoarmos, estaremos estagnados, amarrados nessa forte emoção negativa que corroi e reflete na nossa vida, saúde e nos nossos relacionamentos. 

Tão importante quanto perdoar a quem nos magoou, é aprendermos com os erros do passado e pedirmos perdão, direta ou indiretamente, às pessoas que nós magoamos, consciente ou inconscientemente, para nos libertarmos da emoção corrosiva da culpa que carregamos.

Espiar o passado sentindo culpa pelos erros cometidos não resolve nada.  Precisamos colher o aprendizado para não repeti-los, e nos perdoarmos para nos libertarmos da culpa. Naquele momento fizemos o melhor que sabíamos e podíamos. O passado não volta mais. Foi como tinha que ser. Os sentimentos de vingança e a culpa são destrutivos. 

Este vídeo contém uma mensagem de superação para quem, de alguma forma, se deixou afetar por essas emoções. Sempre é tempo para recomeçar!

"O fraco nunca perdoa. O perdão é atributo do forte" Mahatma Gandhi

 

Lúcia Arlete Machado Nunes

Consultora Organizacional & Comportamental, especialista em Transformação e Prosperidade Empresarial, CEO da Dragon - Transformação & Prosperidade Empresarial

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


ENDEREÇO

Av. Getúlio Vargas, 774, cj. 607| Bairro Menino Deus
Porto Alegre/RS | CEP 90150-002
Fone: +55 (51) 3377-2016 | (51) 99986-1808

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

DRAGON Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano - Política de Privacidade