Resultados Extraordinários
Como você dirige a sua organização ou área de atuação? Está preparado para navegar em águas turbulentas?
Os resultados extraordinários decorrem da superação de expectativas. Envolve sonhar alto, audácia, planejamento bem elaborado, comprometimento, determinação e foco na ação.
Está muito além da sorte ou casualidade. É uma conquista de pessoas que acreditam, unem-se para potencializar o seu poder sinérgico e mantém o foco no objetivo em mente.
O planejamento estratégico é um processo que inclui a oportunidade de repensar as estratégias que estavam sendo empregadas, romper paradigmas, e criar diferenciais para a sustentabilidade e o crescimento da organização.
Ao examinar de perto os problemas das organizações, é comum constatar definições estratégicas mal elaboradas, que não orientam, nem estimulam as ações dos seus dirigentes e colaboradores.
A falta de planejamento ou da definição de estratégicas, objetivos e planos que garantam a sustentabilidade e a prosperidade das organizações podem comprometer seriamente o seu desempenho e continuidade.
Algumas organizações realizam o planejamento no nível estratégico e tático de forma muito bem estruturada e eficiente, mas fica restrito a um grupo seleto, sem o engajamento da força de trabalho para levar esse processo adiante e colhem frustrações em outras etapas.
A falta de planejamento no nível operacional, vinculado aos objetivos definidos no nível estratégico e tático, assim como das ações necessárias para a sua execução também são fatores críticos para o sucesso das organizações. Além de desviarem o foco das questões essenciais, não propiciarem o entendimento e, consequentemente, o comprometimento das áreas operacionais com as ações relevantes que impactam nos resultados esperados.
O acompanhamento dos objetivos e planos, realizado em tempo inábil para a tomada de decisão ou não baseado em indicadores ou resultados-chave, é um problema que pode ser incontornável quando for identificado, frustrando as expectativas nas datas previstas.
Cada experiência, boa ou ruim, encerra um aprendizado. A oportunidade passa e tendemos a repetir o mesmo padrão no futuro quando não damos a devida atenção para o aprendizado que devemos buscar a fim de incorporá-lo nas ações e decisões futuras, possibilitando entrarmos num novo ciclo num estágio superior de gestão.
O que é novo inicialmente gera insegurança para as pessoas que precisam de bases sólidas e referências, mas, após explorarem o terreno desconhecido, integram-se e renovam a sua disposição para enfrentar os novos desafios. Na natureza tudo o que para morre, nada é estático. É uma lei natural da vida. Assim ocorre na nossa vida, profissões e organizações.
Sucesso, prosperidade!
Lúcia Arlete Machado Nunes
Consultora Organizacional & Comportamental, CEO da Dragon - Transformação & Prosperidade Empresarial
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.